• Dalana de Matos

Gestão da produtividade para arquitetos: Como fazer mais em menos tempo?

Fizemos um compilado dos principais insights do encontro com a Arquiteta Ana Carolina Milanez da Arquétipo Arquitetura.

Falamos sobre o futuro do mercado ser colaborativo. Futuro esse que já é realidade para muitos profissionais, que vêm criando redes de ajuda e confiança para crescerem juntos. Para outros ainda é difícil quebrar algumas crenças que trazemos da faculdade, que por vezes cria um campo de competição e individualidade: uma aversão a trabalho em grupo, acreditando que é melhor fazer do que ficar explicando, que só a gente consegue fazer tão bem determinada coisa e o principal é que vamos dar conta de fazer tudo sozinhos.


Nós arquitetos aprendemos a ser multi potenciais e isso é incrível! Mas, infelizmente como seres humanos, somos limitados e por isso precisamos de outros seres humanos para conseguirmos aumentar nossa capacidade produtiva. Essa é a chave que precisamos virar em nossos negócios: a colaboração é a saída, ou seja, delegar para crescer e não crescer sozinho para depois delegar. Sabemos que dá medo de perder o controle de cada detalhe, mas centralizar tarefas nos impede de evoluirmos, de conseguirmos dar conta do recado e de criarmos oportunidades. Carol, disse que em seu escritório ela tem três grupos de parceiros estratégicos:

Marketing, branding e design Ela diz que um posicionamento e identidade conectados com o propósitos e objetivos de uma marca, são a base para projetos de arquitetura comercial e corporativa de sucesso. Na era da experiência do cliente, tudo tem que estar conectado e fazendo sentido. As marcas que não tem todos os pontos alinhados, não são tão eficientes no relacionamento com seu cliente e a arquitetura não é capaz de resolver esse problema sozinha. Engenharia e obra De nada adianta um projeto perfeito pensado em todos os detalhes e que atenda todas as necessidades dos usuários, se não houver uma execução perfeita e de qualidade no produto final. Por isso, ter parcerias de confiança com esses profissionais é a garantia do fechamento do ciclo.

Gestão e processos internos Além de parcerias pré e pós projeto que vão além da responsabilidade do arquiteto, mas que garantem a perfeita execução do ciclo, a Carol tem parceiros que ajudam ela em funções internas operacionais do escritório que dão segurança para executar a estratégia de crescimento do negócio, atender clientes e criar que são atividades de maior valor para ela. Uma das parcerias da Carol é a Arqdoc, ela confia a nós, os projetos executivos e detalhamentos do escritório e além disso também usa softwares que permitem o gerenciamento do processo de projeto.

Existe bastante dificuldade de priorização de tarefas, para delegação de funções e quando se fala em escritórios de arquitetura em processo de crescimento, a missão é ainda mais desafiadora, pois parece que tudo gira em torno do arquiteto, que vai se responsabilizar pela entrega e assinatura. Para facilitar, primeiro você pode separar as atividades em etapas como uma linha do tempo. Quanto mais detalhado você tiver o seu processo, mais fácil será a definição de prioridades e a gestão de projetos, como um todo.


Após o detalhamento das tarefas pense o qual o valor de cada uma delas para seu negócio/cliente e quanto tempo você leva para executar. Para isso temos essa ferramenta que chamamos de Matriz de Priorização. Você pode posicionar nessa matriz cada atividade de acordo com esses dois parâmetros que estão no Eixo X e Y. Quanto mais distante do ângulo mais valor ela gera e mais tempo você se dedica a ela.

Sugestão: Use papéis e post-its ou ferramentas como o Miro.


Algo que, não gera tanto valor para o cliente, mas leva muito tempo, é uma atividade perfeita para começar a ser delegada. Mas cuidado com tarefas que aparentemente serão rápidas, elas podem ser repetitivas e tirar seu foco do que realmente importa! :)


Por fim, para a colaboração ser efetiva além de ter o controle do processo de projeto e alinhamento de expectativas quanto aos resultados esperados é preciso CONFIAR NAS PESSOAS. Ninguém fará melhor que você, mas você vai encontrar pessoas com propósitos parecidos com os seus e dispostas a ajudar, o mundo está cheio dessas pessoas acredite! Aproximar-se de pessoas e grupos que tenham um mindset colaborativo de apoio e crescimento poderá ampliar sua visão! Conta com a gente!

Sobre nós
~

Nós somos a Arqdoc! Unimos tecnologia e pessoas qualificadas em prestar serviços de desenho técnico para arquitetos que querem ganhar tempo no processo de projeto, para dedicar-se a outras funções do seu negócio. Mas, acima de tudo nós ajudamos arquitet(x)s a tornarem seu dia-a-dia mais organizado e otimizarem seus processos de projeto. E isso vai alem do nosso produto!

Quer entrar para nossa lista de leitores?
Nós queremos compartilhar com você boas leituras!